PORTHOS– Estudo epidemiológico em Portugal para conhecer os números da Insuficiência Cardíaca

PORTHOS– Estudo epidemiológico em Portugal para conhecer os números da Insuficiência Cardíaca

O projecto PORTHOS arrancou no início do mês de Dezembro e vai estender-se a todo o continente português para realizar o maior rastreio gratuito em Portugal para estudar e determinar a prevalência de IC sintomática na comunidade portuguesa. 

“Mais de vinte anos depois, com diferente enquadramento demográfico, com alterações profundas no tecido social e económico e até diferentes definições da insuficiência cardíaca, torna-se imperativo efetuar um novo estudo, de forma a melhor compreender a epidemiologia e com isto projectar melhores decisões clínicas, de organização de cuidados e políticas de saúde.” Victor Gil, Presidente da SPC.

No estudo Porthos, iremos convidar a participar neste estudo 5616 cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos (Homens e Mulheres) representativos da população portuguesa, que através de uma equipa especializada para o efeito (3 profissionais de Saúde no Terreno, 1 Técnico Superior de Diagnóstico e terapêutica com especialidade em Cardiopneumologia), permitirão dar a conhecer a realidade dos números de Insuficência Cardíaca presentes agora em Portugal.

Neste projecto vai decorrer em cinco regiões do pais (Norte, centro, Lisboa e vale do Tejo, Alentejo e Algarve) . Os ACES destas regiões farão o convite aleatório dos participantes (utentes inscritos nas unidades respectivas), tendo em conta as especificidades da amostra necessária para o estudo.

O acolhimento aos participantes do estudo, colheita de informação clínica e colheita de amostra de sangue serão feitos através de uma unidade móvel que percorrerá Portugal Continental – Camião PORTHOS – cuja estrutura encontra-se preparada para cumprir todas as suas fases específicas do projecto, o desenho do estudo, assim como cumprir os objectivos finais da investigação a ser realizada por PORTHOS.

Este estudo conta com a promoção da SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA, com a ASTRAZENECA e em Parceria com a NOVA MEDICAL SCHOOL, todos eles com experiência no conhecimento académico, investigação e inovação em prol da Sociedade Civil.

Conheça o projecto aqui: https://batecertocoracao.pt

Partilhar

Autor

Andreia Santos