Políticas de Saúde e Investigação em Serviços de Saúde
Esta linha de investigação assenta na ideia de que a Saúde e os tratamentos não podem ser concebidos sem a compreensão do contexto em que ocorrem. Esta linha temática dedica-se a analisar de que forma esses fatores contextuais influenciam a saúde das populações e a entrega adequada de intervenções clínicas, com o apoio de duas outras linhas de pesquisa.
A ligação entre contexto e saúde está atualmente focada numa melhor compreensão sobre a forma como a saúde e os estilos de vida saudáveis são moldados pelas macro-políticas socioeconómicas.
Esta linha temática visa a prossecução e desenvolvimento do estudo dos investimentos mais eficientes nos sistemas de saúde, de forma a melhorar a qualidade preservando a sustentabilidade.
No que se refere aos tratamentos, contribuirá para os esforços de longa data em Portugal na avaliação de novos fármacos e dispositivos médicos, de acordo com as exigências das agências reguladoras.
Relativamente às intervenções em Saúde Pública, desenvolverá esta nova via de pesquisa na avaliação de intervenções de base populacional, tradicionalmente negligenciada pelos economistas da saúde.