Cooperação Internacional

Cooperação Internacional

Sociedade Internacional de Ciência da Exposição na Europa - ISES EUROPE

A sociedade internacional de ciência da exposição na Europa (ISES Europe), tem por objetivo promover e avançar a ciência da exposição, necessária para salvaguardar os cidadãos europeus das pressões relacionadas com o meio ambiente e dos riscos associados para a saúde e bem-estar. A ISES Europe é uma plataforma independente onde as várias partes interessadas da sociedade podem trocar informações e construir diálogos com o objetivo de identificar as necessidades e oportunidades científicas e políticas, atuais e futuras. A ISES Europe garante que as necessidades e oportunidades sejam comunicadas a grupos de interesse relevantes, como universidades, entidades financiadoras, diretores executivos de empresas e autoridades competentes.

Agência Europeia do Ambiente - AEA

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) pertence à União Europeia, e a sua missão consiste em fornecer informação sólida e independente sobre o ambiente. A AEA tem por objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável ao ajudar a alcançar melhorias significativas e mensuráveis ao nível do ambiente na Europa, através do fornecimento de informação op

Rede Internacional de Enfermeiros

A Rede Internacional de Enfermeiros é uma federação de enfermagem aberta, participativa e multinacional, que inclui enfermeiros individuais, grupos de trabalho ou associações científicas e profissionais de todo o mundo, sem ter uma área específica de dedicação ou especialidade. A Rede Internacional de Enfermeiros abrange toda a profissão de enfermagem, sem limitações ou exclusões, sendo, sem dúvida, uma referência mundial em enfermagem a nível científico.

Secção de Investigação dos Profissionais da Saúde da EUPHA

A secção de investigação dos profissionais da saúde da EUPHA tem como objetivo ser uma rede que engloba todos os investigadores interessados ​​em questões relacionadas com a força de trabalho em saúde, com foco na Europa. Esta rede coloca a investigação sobre os profissionais de saúde no contexto geral das mudanças nas políticas de cuidados de saúde e dos serviços, de forma independente, interdisciplinar e multiprofissional.

Secção de Ambiente e Saúde da EUPHA

A secção de ambiente e saúde da EUPHA visa promover e reforçar a investigação no domínio das doenças relacionadas com o ambiente, por acreditar que o sector da saúde pública dispõe do grupo de profissionais melhor qualificado para aumentar a capacidade nesta área. Esta secção fornece uma plataforma para a troca de informações entre decisores políticos, profissionais e investigadores que trabalham com o meio ambiente e saúde.

Grupo de Foco nas Emoções (Focus on Emotions) - Universidade de Leiden

O grupo de investigação focado em emoções (Focus on Emotions) está localizado no Instituto de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Comportamentais da Universidade de Leiden. Este grupo examina o efeito da aprendizagem social na competência emocional de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico ou atípico.

Bem-estar e Envelhecimento do consórcio europeu E3UDRES2

O consórcio E³UDRES² promove o desenvolvimento de pequenas e médias cidades e os seus ambientes rurais, transformando-as em regiões europeias inteligentes e sustentáveis. Este consórcio consiste numa combinação única de universidades científicas e de ciências aplicadas, resultando numa cooperação inovadora em investigação, ensino, transferência de conhecimento e inovação em toda a Europa.

EIT Saúde

O EIT Saúde promove o empreendedorismo e a inovação para uma vida saudável e envelhecimento ativo, proporcionando aos europeus novas oportunidades e recursos. Permite que os cidadãos levem vidas mais saudáveis ​​e produtivas, fornecendo produtos, serviços e conceitos que melhoram a qualidade de vida e contribuem para a sustentabilidade dos cuidados de saúde em toda a Europa. 

Rede Internacional de Investigação das Representações Sociais em Saúde - RIPRES

A RIPRES é uma rede internacional, coliderada pela Universidade de Évora, criada para reunir investigadores de língua francesa e portuguesa. Até ao momento, foram lançados dois projetos internacionais, um sobre envelhecimento e outro sobre saúde mental. Em ambos, a rede visa desenvolver uma pesquisa global (nível ético) seguida de pesquisas com enfoque regional (nível êmico).

Rede Europeia de Narcolepsia

Rede Europeia de Narcolepsia é uma organização europeia sem fins lucrativos cuja missão é aumentar a consciência pública sobre a narcolepsia e outras doenças centrais de hipersonolência, de forma a apoiar a investigação e novas iniciativas para tratar e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afetadas por hipersonolência. 

Grupo Internacional de Estudo do Síndrome das Pernas Inquietas - IRLSSG

O Grupo Internacional de Estudo do Síndrome das Pernas Inquietas (IRLSSG) é uma organização de profissionais focados no avanço da investigação básica e clínica sobre a Síndrome das Pernas Inquietas. A IRLSSG tem várias atividades, tais como, o planeamento cooperativo, a implementação, a análise e o reporte de estudos multicêntricos com ênfase internacional. Assim, o IRLSSG visa avançar o conhecimento sobre a(s) causa(s), a patogénese e o impacto clínico da Síndrome das Pernas Inquietas e seus distúrbios associados.

Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono

A Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono é uma organização científica internacional sem fins lucrativos que promove todos os aspectos da investigação e da medicina do sono. Tem como objetivo promover pesquisas nas áreas do sono e relacionadas ao sono, melhorar o atendimento aos pacientes com distúrbios do sono e facilitar a divulgação de informações sobre investigação e medicina do sono. 

Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA) – Ação de compromisso 2

“Gestão personalizada da Saúde - iniciativa de prevenção de quedas”

Este grupo de ação reúne parceiros de toda a União Europeia, a nível local e nacional (organizações de saúde e cuidados, academia, indústria, empresas e autoridades públicas), que estão empenhados em implementar programas validados e operacionais baseados em evidência para a prevenção, a identificação precoce e a minimização de riscos e gestão de quedas em idosos. 

Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA) - Ação de compromisso 3

“Prevenção do declínio funcional e fragilidade em pessoas idosas”

Este grupo de ação sobre prevenção da fragilidade trabalha para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos idosos, promovendo uma melhor compreensão da prevenção da fragilidade e possíveis intervenções de mitigação para os idosos.

Sociedade Internacional de Grafonomia

A grafonomia é o campo multidisciplinar de investigação experimental, fundamental e aplicada, da caligrafia e atividades relacionadas. Os objetivos gerais da Sociedade Internacional de Grafonomia, são o avanço da investigação no campo da grafonomia, através da troca de ideias e experiências, a investigação conjunta em projetos e a disseminação e aplicação de conhecimento sempre que apropriado.

Associação Ibero-americana de Educação Especial e Hidroterapia - AIDEA

A AIDEA é a associação ibero-americana de educação especial, aquática e motora. Possui profissionais e académicos, especialistas no ensino de motricidade aquática em bebés, crianças, pessoas com deficiência, adultos e hidroterapia. A AIDEA quer partilhar estratégias no campo da educação e da terapia aquática para apoiar os profissionais do meio aquático através da realização de uma prática baseada em evidências.

HEALTHY-AGE - Envelhecimento Ativo, Exercício e Saúde

A Healthy-Age é uma rede de investigação subsidiada pelo Conselho Superior de Deporto do governo espanhol, que coordena um comité de especialistas multidisciplinares pertencentes a diferentes grupos de investigação de universidades nacionais e internacionais, e que se ocupam da promoção e investigação do envelhecimento activo, exercício físico e saúde.

Grupo EURODISH

O programa de trabalho EuroDISH foi projetado ao longo do modelo ‘DISH’: ‘Determinantes, Ingestão, Status e Saúde’, que representou os quatro alicerces das áreas de investigação em alimentos e saúde, e diferentes etapas de desenvolvimento de infraestruturas de investigação. Assim, o EuroDISH concentrou-se na inovação relevante à investigação, focando-se na interação entre o comportamento do estilo de vida, a ingestão alimentar e o estado de saúde, e nas estratégias de nutrição da saúde pública em toda a Europa. 

Algarve Active Aging: Parceria Europeia de Inovação em Envelhecimento Activo e Saudável (EIP-AHA)

O Algarve Active Ageing é um ecossistema que oferece soluções criativas e viáveis ​​que melhoram a qualidade de vida e saúde dos idosos da região do Algarve. Este é um consórcio de várias organizações, incluindo academia, organizações estatais, empresas e sociedade civil, que trabalham em colaboração para desenvolver soluções inovadoras com impacto nas populações.

Rede Europeia para infecções respiratórias relacionadas com as UCI

A rede europeia para infecções respiratórias relacionadas com as UCI apoia grupos de investigação experientes nas áreas de epidemiologia, etiologia, microbiologia, fisiopatologia, gestão clínica e prognóstico de infecções respiratórias que afetam pacientes críticos. O objetivo desta rede tem sido abordar várias questões relacionadas com o diagnóstico, tratamento e gestão geral de pacientes gravemente doentes afetados com uma infecção do trato respiratório.

Associação Internacional de Terapia com Artes Expressivas

A Associação Internacional de Terapia com Artes Expressivas é uma organização profissional inclusiva e culturalmente diversa, sem fins lucrativos, que incentiva ao espírito criativo. A associação apoia terapeutas de artes expressivas, artistas, educadores, consultores e outros usando processos artísticos multimodais integrativos para o crescimento e transformação pessoal e da comunidade.

Associação Americana de Psicologia

A Associação Americana de Psicologia é uma organização científica e profissional,  que representa psicólogos nos Estados Unidos, e que promove o avanço, a comunicação e a aplicação da ciência psicológica e do conhecimento para beneficiar a sociedade e melhorar vidas.

Associação Latino-Americana para a Formação e Ensino em Psicologia

A Associação Latino-Americana para a Formação e Ensino em Psicologia é composta por pessoas e instituições vinculadas ao campo da formação em psicologia. A missão desta associação é contribuir para a formação e desenvolvimento de profissionais na área da Psicologia, com a devida contextualização histórica e cultural do povo latino-americano.

União Latino-Americana de Psicologia

O objetivo da União Latino-Americana de Psicologia é o de se estabelecer como uma rede de articulação científica, profissional e académica, de psicólogos focados nas urgências e necessidades dos países da América Latina.

Associação Mexicana de Alternativas em Psicologia

A Associação Mexicana de Alternativas em Psicologia é uma organização de psicólogos independente, plural e socialmente dedicada a propor, aplicar e desenvolver alternativas psicológicas científicas, profissionais e académicas, de forma a melhorar a vida de indivíduos, famílias, instituições, organizações, empresas, comunidades e povos.

Intervenções precoces e oportunas em demência – INTERDEM

A INTERDEM é uma rede pan-europeia de investigadores que colaboram na investigação e divulgação de intervenções psicossociais precoces, atempadas e de qualidade na demência, destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, em toda a Europa.

Rede Europeia de Infraestruturas de Investigação Clínica – ECRIN

A ECRIN é uma organização pública sem fins lucrativos que conecta parceiros científicos e redes em toda a Europa, de modo a facilitar a investigação clínica internacional. A ECRIN oferece, aos patrocinadores e investigadores, aconselhamento, serviços de gestão e ferramentas para superar obstáculos em ensaios clínicos internacionais e melhorar a colaboração entre os diferentes países.

Infraestrutura Europeia de Investigação de Biobancos - BBMRI-ERIC

A BBMRI-ERIC reúne os principais participantes da área de biobancos - investigadores, biobancos, indústria e pacientes - para impulsionar a pesquisa biomédica. Para isso, oferece serviços de gestão da qualidade, apoio com questões éticas, jurídicas e sociais, além de diversas ferramentas online e soluções de software.

Aliança Europeia de Associações de Reumatologia

A Aliança Europeia de Associações de Reumatologia é uma organização não governamental que representa as pessoas com artrite/reumatismo, profissionais de saúde e sociedades científicas de reumatologia na Europa. Esta organização visa reduzir o impacto das doenças reumáticas e melhorar o tratamento, a prevenção e a reabilitação das doenças musculoesqueléticas. Além disso, promove a translação dos avanços de investigação para a vida quotidiana dos doentes.

Academia Europeia de Inovação Terapêutica para Pacientes - EUPATI

A Academia Europeia de Inovação Terapêutica para Pacientes (EUPATI) oferece treino para pacientes e seus representantes, no processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos. Pacientes treinados e especializados são envolvidos no processo de produção e desenvolvimento de medicamentos, nas decisões e deliberações de nível regulatório, e em outras iniciativas de envolvimento do paciente. Esta academia está empenhada em mudar o grau de envolvimento do paciente por via da educação.

Fundação Internacional de Osteoartrite

A Fundação Internacional de Osteoartrite é uma fundação independente sem fins lucrativos que visa promover a investigação científica no campo da osteoartrite, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem desta condição. Além disso, realiza programas de consciencialização sobre a doença para sensibilizar a sociedade e reduzir o número de pessoas afetadas por ela.

Sociedade Internacional para a Investigação da Osteoartrite

“Iniciativa Conjunta em Programas de Gestão em Osteoartrite”

A Sociedade Internacional para a Investigação da Osteoartrite é a principal organização internacional de cientistas e profissionais de saúde com foco na prevenção e tratamento da osteoartrite por meio da promoção e apresentação de resultados de investigação, educação e disseminação mundial de novos conhecimentos. Os programas de gestão em osteoartrite visam fornecer cuidados coordenados e baseados em evidências científicas para pessoas com osteoartrite. Um programa de gestão em osteoartrite é um modelo de tratamento de osteoartrite não cirúrgico baseado em evidências, e implementado em ambiente real.

Sociedade europeia para os Aspetos Clínicos e Económicos da Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Músculo-esqueléticas

A sociedade europeia para os aspetos clínicos e económicos da osteoporose, osteoartrite e doenças músculo-esqueléticas é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à interação próxima entre investigadores clínicos, que lidam com doenças ósseas, articulares e musculares, com a indústria farmacêutica, no desenvolvimento de novos compostos, e com os reguladores responsáveis e criadores de políticas de saúde, de forma a integrar a gestão da Osteoporose, Osteoartrite e Sarcopenia numa perspetiva mais abrangente na utilização de todos os recursos de saúde.

Secção de doenças crónicas da EUPHA

A secção de doenças crónicas da EUPHA visa aumentar o conhecimento sobre o controlo de doenças crónicas, especialmente no desenvolvimento de evidências científicas que estejam na base das orientações das políticas de saúde e na identificação das melhores práticas de combate às doenças crónicas. Assim, pretende contribuir para a redução sustentável de doenças, invalidez e morte prematura, bem como eliminar disparidades na saúde e consequências socioeconómicas negativas causadas por doenças crônicas.

Secção de controlo de doenças infeciosas da EUPHA

A secção de controlo de doenças infeciosas da EUPHA visa promover e reforçar a qualidade da prevenção e controlo de doenças infeciosas na Europa a nível local, regional e nacional. Assim, pretende gerar e partilhar evidências científicas e experiências, e apoiar os tomadores de decisão na formulação de políticas baseadas em evidências.

COVAPID - Estudo de coorte multicêntrico europeu

Pacientes com infeção por SARS-CoV-2 apresentam um maior risco de pneumonia associada à ventilação mecânica. Nenhum estudo avaliou a relação entre a pneumonia associada à ventilação mecânica e a mortalidade nesta população, ou comparou esta relação entre pacientes com SARS-CoV-2 e outras populações. O principal objetivo deste estudo de coorte multicêntrico europeu foi determinar a relação entre a pneumonia associada à ventilação mecânica e a mortalidade em pacientes com SARS-CoV-2.

Associação Europeia das Escolas de Saúde Pública

A Associação Europeia das Escolas de Saúde Pública é uma organização composta por instituições espalhadas por toda a União Europeia e na região europeia da Organização Mundial da Saúde. Estas instituições trabalham coletivamente as áreas da educação e da formação, e promovem o profissionalismo dos indivíduos que trabalham em saúde pública. A organização promove atividades que fomentam o intercâmbio de informações e melhores práticas entre os seus membros, num esforço para alcançar elevados padrões de educação e formação em saúde pública em toda a Europa.

Associação Internacional da Economia da Saúde– iHEA

A missão da iHEA é aumentar a comunicação entre os economistas da saúde, promover um padrão mais elevado de debate na aplicação de modelos económicos à saúde e aos sistemas de saúde, e apoia jovens investigadores no início das suas carreiras.

World Mental Health Survey Initiative – Escola Médica de Harvard

A WMH Survey Initiative é um projeto do Grupo de Avaliação, Classificação e Epidemiologia da Organização Mundial da Saúde que coordena a implementação e análise de pesquisas epidemiológicas da população geral sobre transtornos mentais, uso de substâncias e de comportamento em países em todas as Regiões da Organização Mundial de Saúde.

Associação Europeia de Gestão em Saúde - EHMA

A EHMA é uma organização sem fins lucrativos, aberta a todos aqueles empenhados em melhorar a saúde e os cuidados de saúde, que se concentra em melhorar a capacidade e a capacidade da gestão da saúde para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade, de modo a proporcionar uma real diferença na vida dos cidadãos europeus. A EHMA é a única organização na Europa que reúne gestores de saúde e hospitais, profissionais de saúde, investigadores, educadores, academia, políticos e tomadores de decisão.

Rede Europeia de Investigação em Transdução de Sinal - ERNST

O objetivo principal da ERNST é desenvolver um mapa comum, abrangente e holístico de transdução de sinal que fará avançar o desenvolvimento de moduladores químicos específicos para vias celulares. Este objetivo único e inovador unirá cientistas de diferentes disciplinas, abrangendo as perspetivas molecular, celular, fisiológica e clínica. Esta rede holística será capaz de, em sinergia, desenvolver uma compreensão sem precedentes da transdução de sinal. Desta forma, permitirá o avanço no desenvolvimento de medicamentos na Europa, para benefício das sociedades e da saúde humana em todo o mundo.

Organização Mundial da Saúde – OMS

Dedicada ao bem-estar de todas as pessoas e guiada pela ciência, a OMS lidera e defende esforços globais para dar a todos, em todos os lugares, oportunidades iguais de viver uma vida saudável. A OMS lidera os esforços globais para expandir a cobertura universal de saúde, dirige e coordena a resposta mundial às emergências de saúde e promove vidas mais saudáveis.

NANDA INTERNATIONAL – Grupo Portugal

A NANDA International é uma associação profissional de enfermagem que existe para desenvolver, refinar e promover a terminologia que reflita com precisão as tomadas de decisão clínicas dos enfermeiros, e que é usada em educação e em informática.

Secção de Investigação de Serviços de Saúde da EUPHA

A secção de investigação de serviços de saúde da EUPHA visa o avanço das práticas atuais de investigação sobre serviços de saúde, promovendo a investigação, o trabalho em rede e o intercâmbio de conhecimentos através da cooperação internacional. As mudanças rápidas e profundas na maioria dos sistemas de saúde e na prestação de serviços de saúde em toda a Europa inspiram o desenvolvimento de ferramentas e metodologias nesta recente disciplina científica da saúde pública.

Secção de Monitorização e Reporte de Saúde Pública da EUPHA

A secção de monitorização e reporte de saúde pública da EUPHA tem como objetivo estabelecer uma plataforma de troca de experiências e exemplos de boas práticas de monitorização e reporte em saúde pública. As suas áreas de interesse são modelos de monitorização, indicadores de monitorização em saúde pública e os seus dados subjacentes, e o reporte de resultados, incluindo previsões e avaliação de impacto dos reportes.

Ação Conjunta de Informação em Saúde - InfAct-JA

O objetivo do InfAct-JA é fortalecer os sistemas de informação de saúde nacionais e europeus através do estabelecimento de uma infraestrutura sustentável de investigação europeia. O InfAct-JA auxilia na avaliação da saúde da população e do desempenho dos sistemas de saúde; reforça as informações sobre a saúde na Europa e as suas bases de conhecimento, bem como as capacidades de investigação da informação sobre a saúde, de forma a reduzir as desigualdades na informação. Oferece ainda auxílio à interoperabilidade de informações de saúde.

Rede de Telemedicina da CPLP

A rede de telemedicina da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um instrumento eficaz para reduzir as desigualdades em saúde e facilitar o acesso, e melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde, às populações. Esta rede permite uma maior precisão na triagem dos pacientes e uma redução do número de evacuações/transferências de pacientes, de uma cidade para outra, para atendimento especializado. Também reduz o tempo de hospitalização do paciente. A rede reúne as equipas médica e técnica por meio da telemedicina, reduzindo os custos económicos associados às viagens, mantendo as interações sociais entre os profissionais.

RETE - Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais

A RETE é uma rede brasileira que desenvolve conteúdos educacionais e tecnológicos nas áreas de intervenção da saúde e bem-estar. A RETE permite que os seus membros partilhem ideias, referências e dados científicos, de forma multidimensional e plural na criação de conteúdos disponíveis para toda a comunidade.

Secção de Saúde Digital da EUPHA

A secção de saúde digital da EUPHA foi criada para abranger as várias formas de interação entre a saúde pública e as mais modernas tecnologias de informação e comunicação. Ao focar em áreas como inteligência artificial em saúde, registos eletrónicos de saúde e dados para vigilância em saúde pública, esta secção visa ajudar a saúde pública europeia a ser parte integrante de soluções de saúde digital, garantindo a Saúde Digital para Todos.