Artigo científico de investigadores do CHRC sobre Questões Clínicas no cuidado primário foi publicado
Os investigadores do CHRC e NMS Catarina Viegas Dias, David Rodrigues e Bruno Heleno juntamente com Clara Jasmins filiada ao NMS tiveram o seu artigo “Clinical questions in primary care: Where to find the answers – a cross-sectional study” publicado na revista científica PLOS One.
Os médicos têm pelo menos 1 dúvida por cada 2 doentes que vêem, mas procuram resposta para menos de metade das suas dúvidas, e quando fazem, raramente usam a melhor prova científica disponível; uma das barreiras mais citadas é a dúvida de que a pesquisa por evidência resultasse numa resposta adequada. Assim, esta equipa de investigação desenvolveu um estudo para entender qual a proporção de questões clínicas em cuidados primários que podem ser respondidas com recursos de prática baseada em evidências online, e também a proporção dessas que podem ser respondidas com evidência pré-avaliada.
Como foi efetuado este estudo?
“Foi efetuado um estudo transversal através de duas práticas de cuidados primários. Os critérios de inclusão foram médicos de família, de clínica geral e internos que praticam em 2 unidades selecionadas. Colheu-se um total de 238 perguntas de 19 especialistas em medicina de família, 9 internos e 3 médicos de Clínica geral. Os médicos foram solicitados a registar qualquer dúvida clínica que surgisse durante 4 dias de consultas. O resultado primário foi a proporção de perguntas clínicas respondidas com recursos de prática online baseados em evidências. O resultado secundário foi o nível de evidência necessário para encontrar as respostas (sumários clínicos, normas de orientação elaboradas sistematicamente, revisões sistemáticas ou estudos primários), de acordo com a pirâmide de evidência dos 5S.”
Saiba mais sobre a conclusão deste estudo: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0277462