Ciclo de Formação em Primeiros Socorros em Saúde Mental na Universidade de Évora
Teve início no passado dia 19 de março o Ciclo de Formação e Reflexão em Primeiros Socorros em Saúde Mental, promovido no âmbito do projeto Vagar(mente). A iniciativa, organizada pela equipa CHRC/ESDH/ESESJD — composta por Adelinda Candeias, Fátima Marques, Tiago Mendes, Sandra Pais e Andreia Rodrigues — visa capacitar a comunidade académica para a prestação de primeiros socorros em saúde mental, incentivando a (in)formação e a reflexão crítica sobre esta temática.
As duas primeiras sessões, realizadas a 19 e 26 de março, contaram com uma forte adesão, registando-se 185 participantes em cada uma. A sessão inaugural foi dinamizada por Ana Matos Pires, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS Alentejo e Diretora do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria da ULS do Baixo Alentejo. Já a segunda sessão teve como orador Artur Mendes, Enfermeiro Gestor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS do Alentejo Central.
O ciclo inclui ainda cinco sessões agendadas até novembro de 2025, com enfoque em diferentes dimensões da saúde mental:
- 21 de maio – Prof.ª Ana Advinha: Uso de Medicação
- 24 de setembro – Prof.ª Sandra Pais & Andreia Rodrigues: Contexto Sociocultural, Estigma e Comunidade
- 22 de outubro – Prof. Vítor Ramos: A Saúde Mental como um Direito de Todos
- 5 de novembro – Prof. Tiago Mendes: Acessibilidade em Saúde: Critérios de Referenciação e Recursos de Apoio na Universidade e na Cidade de Évora
- 19 de novembro – Prof.ª Adelinda Candeias, Prof.ª Fátima Marques e Dr.ª Suzete Rico: Discussão de Casos
Através desta formação, pretende-se contribuir para uma comunidade académica mais preparada, consciente e sensível à importância da saúde mental, promovendo o apoio precoce e a inclusão. A iniciativa insere-se no esforço contínuo da Universidade de Évora e do CHRC em fortalecer a literacia em saúde mental e garantir um ambiente universitário mais saudável e solidário.
Esta iniciativa é aberta ao público e gratuita, mas deverá inscrever-se obrigatoriamente em https://survey.uevora.pt/index.php/866635?lang=pt