Estratégias para o desenvolvimento do MCT-Silver em Portugal discutidas em instituições alemãs

Estratégias para o desenvolvimento do MCT-Silver em Portugal discutidas em instituições alemãs

O projeto “Metacognitive Training for Depression in Later Life”, coordenado em Portugal pela Prof. Lara Pinho da Universidade de Évora e investigadora do CHRC e na Alemanha pela Prof. Brooke Schneider da Medical School of Hamburg, teve a sua primeira missão em instituições alemãs entre 11 e 15 de julho, ao abrigo do financiamento da FCT para Cooperação Científica entre Portugal e a Alemanha. Esteve presente nesta missão, além da Prof. Lara Pinho, um dos investigadores jovens do projeto, mestre Bruno Morgado.

As reuniões foram realizadas na University Medical Center Hamburg-Eppendorf UKE, com os coordenadores do Grupo de Trabalho de Neuropsicologia Clínica, Prof. Steffen Moritz, que desenvolveu a primeira versão do Treino Metacognitivo, dirigido a pessoas com Esquizofrenia, e com a Prof. Lena Jelinek que desenvolveu o Treino Metacognitivo para a Depressão.  Nesta reunião foram partilhadas experiências entre os investigadores portugueses e alemães e alunos de Doutoramento. Foram ainda realizadas reuniões na Medical School of Hamburg, com o grupo de investigação do MCT-Silver, liderado e desenvolvido por Brooke Schneider, para definir estratégias para o desenvolvimento do MCT-Silver em Portugal.

Os investigadores portugueses receberam ainda formação sobre a aplicação Metacognitive Training for Depression in Later Life, com o objetivo de formar num futuro próximo investigadores em Portugal para a aplicação desta intervenção em idosos com depressão que permita a realização de um estudo piloto.

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Lara Guedes de Pinho