Estudo com a participação do Prof. Bruno Gonçalves, publicado no Science and Medicine in Football

Estudo com a participação do Prof. Bruno Gonçalves, publicado no Science and Medicine in Football

Professor da Universidade de Évora e investigador no CHRC, Bruno Gonçalves foi um dos autores do artigo do estudo “How spatial constraints afford successful and unsuccessful penetrative passes in elite association football”, publicado agora no jornal científico Science and Medicine in Football.

O estudo procurou estudar as relações espaciais entre equipas (nível macro) e grupos de jogadores (nível meso) que proporcionam passes bem-sucedidos no futebol de elite.

O método passou por selecionar três jogos em casa de uma equipa da Primeira Liga e o objectivo foi medir as relações espaciais entre equipas recorrendo a variáveis espaciais que capturaram as distâncias e ângulos entre a os jogadores na defesa e os jogadores no ataque que estiveram próximos da bola.

O prof. Bruno Gonçalves explicou-nos o estudo:

“O estudo procurou explorar os padrões de coordenação entre jogadores e equipas que suportam os passes de progressão no futebol. A partir destes padrões de coordenação é possível identificar quais as relações espácio-temporais e consequentemente, as informações que suportam as decisões dos jogadores neste tipo de ações. Este conhecimento terá implicações para o desenho de tarefas de treino com o objectivo de potenciar estes comportamento em jogo. 
Foram utilizados, mais uma vez, dados posicionais que permitem a referenciação dos jogadores no campo, bem como o cálculo das distâncias, ângulos entre eles, bem como as áreas ocupadas, largura e profundidade das equipas. Os resultados, pela simplicidade com que foram apresentados, permitirão de forma clara uma transferência de conhecimento para o treinador e para o processo de treino.”

Para ler o artigo na íntegra, poderá aceder por este link: https://bit.ly/3KypXC0

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Bruno Gonçalves