Estudo de investigadores do CHRC em destaque na FPF

Estudo de investigadores do CHRC em destaque na FPF

O estudo denominado "A caracterização multidimensional do desempenho em competição dos jogadores de futebol” foi realizado por um conjunto de investigadores e alunos da Universidade de Évora – Departamento de Desporto e Saúde e do CHRC, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol. 

O estudo foi dinamizado pelo Professor Hugo Folgado e conjunto com alunos do Doutoramento em Motricidade Humana, João Teixeira e Paulo Pereira e com o Professor Bruno Gonçalves, todos membros do CHRC. Ainda contou com a colaboração de alunos de licenciatura em Ciências do Desporto.

A monitorização aconteceu em 42 partidas, com todos os conjuntos participantes a serem alvo de pelo menos duas monitorizações. Foram recolhidos dados técnicos, táticos e físicos. A recolha dos indicadores foram efetuados através de GPS em jogos de todas as fases da edição de 2022 do Torneio Lopes da Silva.

Esta recolha de dados procurou caracterizar o desempenho de jovens jogadores de futebol em competição, bem como compreender as ações individuais e coletivas com e sem bola com todas as associações distritais e regionais do país. 

Para saber mais: https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-notícias/Notícia/news/35253/contextid/1041

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Bruno Gonçalves

Hugo Folgado