HBM4EU Chromates Study - Investigadoras do CHRC e ENSP-NOVA no International Journal of Environmental Research and Public Health
Investigadoras da ENSP-NOVA e do CHRC, Susana Viegas e Carla Martins publicaram o artigo científico “HBM4EU Chromates Study: Determinants of Exposure to Hexavalent Chromium in Plating, Welding and Other Occupational Settings” no International Journal of Environmental Research and Public Health.
O foco principal deste estudo é a exposição profissional a crómio hexavalente Cr(VI) e os potenciais efeitos para a saúde dos trabalhadores.
Está comprovado que o Cr(VI) é cancerígeno, aumenta o risco de cancro do pulmão e tem sido associado ao cancro de nariz e seios nasais. Com este estudo pretendeu-se conhecer a eficácia de diferentes medidas de controlo do risco aplicadas nos differentes contextos ocupacionais onde o crómio é utilizado.
Os resultados mais relevantes foram os seguintes:
. A automatização do processo de cromagem por crómio resultou em níveis de exposição mais baixos para os trabalhadores.
O uso de equipamentos de proteção individual resultou em menores níveis de exposição na soldadura, cromagem e pintura.
O efeito do uso de luvas foi observado na maquinação.
O efeito da ventilação por exaustão localizada e da formação foi observado na soldadura.
Além de relevante em termos científicos, este artigo disponibiliza dados importante para a política de segurança química desenvolvida a nível Europeu, uma vez que o Cr(VI) está regulamentado no contexto de dois quadros regulamentares importantes: REACH e a Segurança e Saúde do Trabalho.
O estudo está integrado num projeto europeu de grandes dimensões, o HBM4EU (EU human biomonitoring Initiative) e conta com investigadores europeus de várias instituições de investigação.
Para mais detalhes sobre o estudo, aceda ao artigo científico aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8953290/