Investigadora do CHRC vencedora do FLAD Science Award Mental Health
Manuela Silva, investigadora e coordenadora do Lisbon Institute of Global Mental Health e investigadora do CHRC foi a grande vencedora da 2ª edição do FLAD Science Award Mental Health da Fundação Luso-Americana para o o Desenvolvimento. O projecto da sua autoria - Effectiveness of the Critical Time Intervention-Task Shifting (CTI- TS) model for persons with serious mental illness discharged from inpatient psychiatric treatment facilities in Portugal – valeu-lhe o maior prémio na área da Saúde Mental em Portugal, 300.000€, que vai possibilitar o desenvolvimento do seu projecto inovador.
O projecto será realizado através de um ensaio clínico randomizado, monitorizado cujo objectivo é testar a efetividade e possibilidade de implementação em Portugal a nível de intervenção psicológica para pessoas com doença mental grave no pós-internamento.
Havendo uma falha no acompanhamento de cuidados de saúde mental pós-internamento em Portugal, que leva uma grande percentagem de pacientes a serem novamente internados antes da primeira consulta pós-internamento, a investigadora irá levar a cabo um ensaio clínico que pretende testar um sistema de intervenção implementados nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. São criadas equipas de duas pessoas para acompanhar estes doentes durante 9 meses.
Leia o artigo na íntegra aqui: https://www.flad.pt/manuela-silva-vence-2a-edicao-do-flad-science-award-mental-health/
Créditos de imagem: FLAD