Investigadoras do CHRC premiadas nas 1as Jornadas Internacionais de Enfermagem

Investigadoras do CHRC premiadas nas 1as Jornadas Internacionais de Enfermagem

Vânia Martins e Ana Dias, estudantes do Curso de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora e investigadoras do CHRC, foram premiadas nas 1as Jornadas Internacionais de Enfermagem: "Caminhos Convergentes: enfermagem e a integração de cuidados”, realizadas na cidade de Évora nos dias 21 e 22 de novembro de 2024.

Vânia Martins foi premiada pela comunicação oral intitulada HOME-ENGAGE: Cuidar em Casa, Integrar na Comunidade – A Construção de um Modelo de Hospitalização Domiciliária em Psiquiatria. O estudo sob a orientação de Lara Guedes de Pinho e Manuel Lopes, professores da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora, tem como objetivo construir um modelo inovador de Hospitalização Domiciliária em Psiquiatria. Este modelo será adaptado às necessidades das pessoas com doença mental aguda em Portugal, utilizando uma abordagem participativa que envolve ativamente os stakeholders, incluindo profissionais de saúde, pacientes, cuidadores e instituições de apoio comunitário. A iniciativa busca promover a integração entre o cuidado domiciliar e os serviços comunitários, reduzindo a hospitalização tradicional e ampliando o alcance do suporte em saúde mental.

Este projeto de investigação é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do programa de Bolsas de Investigação para Doutoramento em Ambiente Não Académico. O plano de trabalho tem a Universidade de Évora como instituição de acolhimento académica e a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal como instituição de acolhimento não académica. A articulação entre essas instituições visa assegurar a relevância prática e científica do estudo, além de fomentar inovações no modelo de assistência em saúde mental no contexto português.

Na mesmo evento que decorreu em Évora dedicado à Enfermagem, Ana Dias, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora e estudante do Curso de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar, foi premiada pelo poster intitulado "Eficácia das intervenções na prevenção do consumo de substâncias psicoativas em estudantes do ensino superior".

Na sua tese, orientada por Margarida Goes, Ermelinda Caldeira e Manuel Lopes, professores da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora, a estudante revela que “estudos recentes têm mostrado que estratégias baseadas na resiliência e na prevenção de múltiplos comportamentos de risco podem ser particularmente eficazes em contextos educacionais”. Para tal, conclui que “uma compreensão eficaz das estratégias de prevenção do uso de substâncias pode capacitar os enfermeiros a desempenhar um papel ativo na educação e no apoio a adolescentes e jovens adultos, tanto em contextos escolares quanto clínicos.

Partilhar

Autor

Lara Guedes de Pinho

Investigadores

Vânia Martins

Ana Maria Dias