Investigadores do CHRC editores de duas edições especiais de revistas indexadas na Web of Science e Scopus

Investigadores do CHRC editores de duas edições especiais de revistas indexadas na Web of Science e Scopus

Duas edições especiais de revistas indexadas na Web of Science e Scopus com elevado “impact factor” têm como editores investigadores do CHRC: Professores Manuel Lopes, Lara Guedes de Pinho, e César Fonseca da Universidade de Évora. Os investigadores gostariam de estender o convite para submissão de artigos científicos relacionados com os dois tópicos das duas edições especiais.

1. Edição especial no “Frontiers in Psychology” – Research Topic “Non- pharmacological Interventions for Mental Disorders”

“Este tópico de investigação pretende contribuir para o avanço da ciência no que diz respeito às intervenções não farmacológicas em perturbações mentais, alertando para a sua importância para a reabilitação psicossocial da pessoa e integração na comunidade. Pretende-se divulgar a eficácia de vários tipos de intervenções não farmacológicas, como por exemplo, modelos baseados no cuidado centrado no paciente, intervenções cognitivo-comportamentais, planos integrados com estilos de vida saudáveis, como a influência da alimentação, exercício físico e sono, entre outras. As intervenções de promoção da saúde mental e prevenção de doenças também serão aceites”.

São aceites artigos originais, artigos de revisão, bem como protocolos de estudos experimentais relacionados com o tópico desta edição especial. Para mais informações e submissão de artigos aceder ao link: https://www.frontiersin.org/research-topics/39634/non-pharmacological-interventions-for-mental-disorders#overview

2. Edição Especial no “International Journal of Environmental Research and Public Health” – Research Topic “Nursing System in the Time of COVID-19”

Os enfermeiros estão presentes em todos os processos de saúde-doença ao longo do ciclo de vida e em todos os ambientes de cuidados em todo o mundo. Esta edição especial pretende divulgar estudos de investigação que abordem os cuidados de enfermagem durante a pandemia COVID-19, considerando, entre outras, as seguintes dimensões: 

  1. Intervenção a nível da prevenção e controlo (Medidas de contenção; Vacinação);
  2. Intervenção na prestação de cuidados a doentes com COVID-19 (cuidados domiciliários e de internamento): Cuidados de emergência; Cuidados intensivos; Cuidados de reabilitação; Acompanhamento de pacientes em casa;
  3. Intervenção nas definições das políticas de saúde e de gestão;
  4. Intervenção na formação dos profissionais;
  5. Intervenção a nível da investigação e desenvolvimento.

No entanto, durante a pandemia da COVID-19, as necessidades de cuidados da população persistiram. Como é que os enfermeiros responderam a estas necessidades de cuidados?

Aceitaremos manuscritos de diferentes disciplinas, desde que o foco seja o sistema, a profissão ou a disciplina de enfermagem”.

São aceites artigos originais, artigos de revisão, bem como protocolos de estudos experimentais relacionados com o tópico desta edição especial. Para mais informações e submissão de artigos aceder ao link: https://www.mdpi.com/journal/ijerph/special_issues/Nursing_System_COVID#editors

 

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

César Fonseca

Lara Guedes de Pinho

Manuel Lopes