Investigadores do CHRC premiados com a Bolsa de Investigação da LPPC/AICIB

Investigadores do CHRC premiados com a Bolsa de Investigação da LPPC/AICIB

Hoje decorreu a Cerimónia de entrega das Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários e dois projetos de investigadores do CHRC foram premiados com as Bolsas atribuídas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.


Os projetos vencedores dos investigadores do CHRC são liderados pela Prof. Ana Maria da NMS e CHRC com o projeto “SumMed: helping patients to understand medical information in the prevention of breast and prostate cancer” e Marília Raquel Paulo, também da NMS e CHRC, juntamente com o Prof. Luís Lapão com o projeto “Keratinocyte cancer prevention at primary healthcare centers in Portugal”.

Entrámos em contacto com as professoras e cederam-nos um pequeno resumo dos seus projectos.

“SumMed: helping patients to understand medical information in the prevention of breast and prostate cancer” da Prof. Ana Maria:

“O nosso objetivo é estudar as perceções dos pacientes utilizando a app SumMed, para ajudá-los a entender as informações médicas na prevenção do cancro de mama e próstata.O investigador principal é um MD que trabalha como GP e PhD, cuja investigação concentra-se na área de Telemedicina. A equipa, incluindo uma associação de pacientes, reúne investigadores que contribuem para preencher a lacuna de conhecimento sobre o uso de serviços digitais dos cuidados primários de saúde. Na generalidade, há um desconhecimento sobre os benefícios e malefícios dos programas de rastreamento do cancro de próstata e mama. Este estudo, até onde sabemos, é o primeiro a avaliar, entre o público, as perceções de benefícios e malefícios relacionados aos rastreamentos de cancro da mama e próstata, por meio de uma aplicação digital. Para incentivar ainda mais uma decisão compartilhada sobre a triagem e o desenvolvimento de auxílios à decisão, é necessário avaliar o conhecimento dos “users” sobre os danos e benefícios da triagem, de acordo com as provas mais recentes.”

“Keratinocyte cancer prevention at primary healthcare centers in Portugal” da Prof. Marília Raquel Paulo e Prof. Luís Lapão: 

“O projecto KERASITES tem como objetivo principal atuar na prevenção dos queratócitos da pele que tem como fator de risco primordial a exposição solar. A população abrangida pelos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo e Moita, é diversa nos seus padrões de exposição solar que poderá ser ocupacional ou por laser. Pretendemos contribuir de forma inovadora para a capacitação dos profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários e potenciar melhor a interligação com os Hospitais através das tecnologias digitais.  No final todos os outros ACES podem aproveitar do conhecimento gerado e da tecnologia criada, até porque cada vez mais é importante potenciar a saúde digital para obtermos melhor conhecimento dos nossos doentes. Assim conseguimos maior sustentabilidade nos cuidados. Esta bolsa vem reforçar a capacidade da equipa multidisciplinar de usar as tecnologias digitais para reforçar o “clinical pathway” do ACES do Arco Ribeirinho com o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.”

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Ana Maria

Marília Silva Paulo