Investigadores do CHRC premiados com o “Best Impact Paper 2024” pela Sociedade Americana de Fisiologia

Investigadores do CHRC premiados com o “Best Impact Paper 2024” pela Sociedade Americana de Fisiologia

Uma equipa de investigadores do CHRC e do grupo de Investigação Clínica em Nutrição da NOVA Medical School, foi recentemente distinguida com o prémio “Best Impact Paper 2024” pela Sociedade Americana de Fisiologia (SAF).

O artigo publicado – Decreased adiponectin/leptin ratio relates to insuline resistance in adults with obesity - da autoria de Inês Castela, cujo estudo teve a coorientação dos professores Diana Teixeira e Diogo Pestana, mostra como a disfunção do tecido adiposo pode ser uma peça-chave na fisiopatologia da obesidade e da resistência à insulina. 

Este estudo apresenta evidências que sustentam o papel central da disfunção do tecido adiposo nos mecanismos fisiopatológicos subjacentes à obesidade e à resistência à insulina. A identificação precoce de indivíduos com maior risco de desenvolver complicações metabólicas — por meio da avaliação da função do tecido adiposo e da estratificação clínica da obesidade e de seus fenótipos transitórios — pode contribuir para a personalização das estratégias terapêuticas e para uma tomada de decisão clínica mais eficaz.

O prémio foi atribuído durante a edição do Congresso SAF deste ano, que tem como objetivo premiar um artigo original ou de revisão publicado na revista científica American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism que tenha alto impacto e relevância para a comunidade Científica.

Artigo completo em https://doi.org/10.1152/ajpendo.00273.2022

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Diana Teixeira