Lara Guedes de Pinho convidada para apresentação de estudo para o Programa de Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior

Lara Guedes de Pinho convidada para apresentação de estudo para o Programa de Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior

A Apresentação do Programa para a Saúde Mental no Ensino Superior, trouxe vários investigadores especializados em Saúde Mental, incluindo a investigadora do CHRC e da Universidade de Évora, Lara Guedes de Pinho. Foram demonstrados estudos recentes e relatórios que revelam dados preocupantes e apresentadas várias propostas de implementação de estratégias para “mudar a maré” da tendência crescente de Doenças Mentais entre estudantes do Ensino Superior.

O Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, com dotação de 12 milhões de euros, pretende financiar e promover a implementação de projetos na área de Saúde Mental e Bem-estar, de forma a garantir a possibilidade de ser coordenada uma resposta “às crescentes solicitações da comunidade académica nas áreas de desenvolvimento pessoal e que pretende também reforçar as respostas existentes ao nível das instituições de ensino superior na promoção da saúde mental”, referido pelo Ministério da  Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Entre os investigadores, Lara Guedes de Pinho foi convidada a apresentar o seu estudo “Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Superior” que encontra-se no ativo desde o ano de 2022. O objetivo do estudo é recolher dados entre os estudantes para perceber a realidade estatística sobre os problemas de Saúde Mental no meio académico, comunicação de estratégias promotoras da saúde mental aos alunos e criar várias estratégias a serem implementadas internamente e externamente às Universidades, de forma a dar apoio e resposta a este crescente número de pioria da Saúde Mental no Ensino Superior.

Lara apresentou os resultados da recolha dos dados que foi efetuado através de um questionário entregue aos alunos do Ensino Superior, e devido à gravidade dos números, apresentou igualmente várias propostas e estratégias a implementar para colmatar as necessidades registadas nos resultados obtidos, como “Via Verde Ensino Superior” a ser implementado no SNS, Programas de capacitação dos pares (nas estatísticas, mais de 74% dos alunos teriam como primeira opção recorrer à conversa com os amigos), Programas de integração dos estudantes estruturados com o envolvimento de toda a academia, etc. 

Veja o Programa para a Saúde Mental no Ensino Superior, com a intervenção de Lara Guedes de Pinho: https://www.youtube.com/live/yZKQ3We8KL4?feature=shared

Partilhar

Autor

Andreia Santos

Investigadores

Lara Guedes de Pinho