Marília Silva Paulo como Editora de um “Special Issue” no Frontiers
O Special Issue da Revista Medicine (Frontiers) “Conhecimentos, Atitudes e Percepções dos Profissionais de Saúde e Estudantes das Profissões de Saúde Perante a Vacinação e Intervenções Não Farmacêuticas” tem Marília Silva Paulo, investigadora da NOVA Medical School e do CHRC como principal Editora, juntamente com Alberto Modenese da Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália).
Este tópico de investigação surgiu com o intuito de modificar perceções e resistências de Profissionais de Saúde estudantes na área da saúde em situação de risco ocupacional em relação às campanhas de vacinação, comportamento esse que foi observado especialmente durante a pandemia de COVID-19.
“A pandemia de COVID-19 provou que existem algumas questões relacionadas com as atitudes e perceções face a estas medidas preventivas, especialmente a vacinação: a infodemia disseminou várias informações sem base científica, por ex. sobre a segurança das vacinas, prejudicando as campanhas adequadas de comunicação de riscos à saúde pública”.
Mas não é um problema recente. A pandemia destacou que esta questão já acontecia anteriormente em relação à prevenção de outros riscos de infeção, por exemplo, a vacina contra gripe. As taxas de adesão entre profissionais de saúde são amplamente insuficientes.
Portanto, o tópico de investigação deste Special Issue é especialmente desenhado para mudar as perspetivas de prevenção de profissionais de saúde e estudantes da área de saúde em risco ocupacional por meio da implementação de campanhas específicas de vacinação e intervenções não farmacêuticas.
Para saber mais detalhes e objetivos sobre este tópico de investigação, pode aceder ao Special Issue aqui: https://www.frontiersin.org/research-topics/53850/knowledge-attitudes-and-perceptions-of-healthcare-professionals-and-health-professions-students-towards-vaccinations-and-non-pharmaceutical-interventions