Projecto coordenado pela Prof. Lara Pinho estuda a aplicação do MCT-Silver em idosos com Depressão
O projecto “Tradução, adaptação cultural e realização de estudo piloto do Treino Metacognitivo para pessoas idosas com Depressão (MCT-Silver) para a população portuguesa” é coordenado pela Prof. Lara Pinho da Universidade de Évora e investigadora integrada no CHRC e conta com a cooperação bilateral Portugal-Alemanha promovida pela FCT. O projecto entrou recentemente em “acção” e falámos com a Prof. Lara Pinho para nos explicar melhor em que consiste este estudo.
“O presente projeto pretende solidificar uma parceria entre a Universidade de Évora e a University Medical Center Hamburg-Eppendorf. Esta última, parceira neste projeto, desenvolveu o treino metacognitivo para a depressão que se pretende que seja expandido em Portugal. Os objetivos são reforçar as relações entre as instituições na Alemanha e em Portugal e contribuir para o estabelecimento de uma parceria de investigação sustentável, que proporcione experiência internacional de investigação e formação a investigadores juniores e promover a transferência de conhecimentos sobre o Treino Metacognitivo e sobre a melhoria da saúde mental geriátrica entre os grupos de investigação.”
O projecto já está “ongoing”?
“Sim, já iniciamos a tradução dos documentos para português e a revisão da literatura sobre adaptação cultural de intervenções psicoterapêuticas. Também já fizemos uma candidatura conjunta ao HEuropa sobre o tema, envolvendo 7 países. Aguardamos o resultado.”
Pode explicar do que se trata a ferramenta MCT-Silver?
“É uma intervenção psicoterapêutica com base na terapia cognitivo comportamental, realizada em grupo, dirigida a pessoas idosas com depressão. Tem como objetivo treinar a metacognição, ou seja, obter uma mudança do pensamento através da reflexão sobre o mesmo. Na depressão é comum, por exemplo, a catastrofização, a ruminação, o pensamento negativo. O Treino Metacognitivo, através de exercícios práticos envolvendo situações do dia-a-dia visa fomentar a reflexão acerca destes erros cognitivos, modificando-os.”
Os objectivos do estudo começam com o arranque de um estudo piloto para avaliar a eficácia do MCT-Silver na população portuguesa, cujo público a integrar neste estudo são idosos que padeçam de depressão. Para a aplicação desta ferramenta, é necessária não só a tradução para a linguagem e para o contexto português, mas também a adaptação ao contexto das pessoas idosas com depressão. Outro objectivo importante passa por formar uma equipa de investigadores portugueses que auxilie na aplicação do MCT- Silver, formando os profissionais de saúde em Portugal para a sua aplicação em contexto comunitário, assim como motivar a participação de investigadores jovens e incentivar a continuidade da investigação na área.
Para terminar, a Prof. Lara Pinho explicou-nos como será aplicada a parceria com a Alemanha.
“Pretendemos que os investigadores da Universidade de Évora permaneçam na Alemanha pelo menos uma semana por ano. Os objetivos da estadia são os seguintes: conhecer a dinâmica da equipa de investigação Alemã no âmbito do projeto; partilhar conhecimentos na área do envelhecimento e modelos de cuidados à pessoa idosa entre ambas as equipas; adquirir competências para a implementação do treino metacognitivo a pessoas com depressão e para dar formação a profissionais de saúde acerca do mesmo; e conhecer a metodologia do estudo de investigação em vigor na Alemanha de forma a que possa ser expandido em Portugal, após a adaptação cultural.”
O projeto também envolve os investigadores do CHRC Manuel Lopes e César Fonseca como membros da equipa e conta com a parceria entre a Universidade de Évora e a University Medical Center Hamburg-Eppendorf e é promovido pela FCT.