Projeto OSCAR – Ferramenta digital para detetar infeções COVID-19 através da voz
E se existisse uma ferramenta tecnológica inovadora na área da saúde que pudesse ajudar a identificar doenças respiratórias, incluindo uma provável infecção por COVID-19? Será futuramente possível, graças ao projeto OSCAR – vOice Screening of CoronA viRus, liderado pela NOVA Medical School, em consórcio com a NOS Inovação e a Associação Fraunhofer Portugal. Quem nos explica este projeto, é o Professor Nuno Neuparth, parceiro clínico neste projeto, investigador integrado no CHRC, Subdiretor e Professor Catedrático de Fisiopatologia na NOVA Medical School.
“O projeto OSCAR resultou dum convite feito pelo Professor Hugo Gamboa do Departamento de Física da NOVAFCT e da Associação Fraunhofer Portugal para participar num consórcio com a NOS inovação, convite que aceitei. O consórcio precisava de um parceiro clínico para construir uma candidatura sólida a uma call do Portugal 2020 lançada pela Agência Nacional de Inovação (ANI). O projeto tinha como objetivo “construir” algoritmos para, através dos sons da voz e da tosse, identificar doentes com teste positivo RT-PCR para SARS CoV-2. Tem como objetivo secundário procurar, através da inteligência artificial, sons de vocalizações característicos de diversas doenças respiratórias como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Assim se construiu o Projeto OSCAR. Este projeto é constituído por 2 fases. A primeira destinada a construir e validar algoritmos de reconhecimento da COVID-19 através dos sons da voz e da tosse de pessoas recrutadas em 4 centros onde se fazem análises PCR para diagnóstico de COVID-19. A fase 2, já em curso, destina-se a recolher os sons da voz e da tosse de pessoas recrutadas da população geral que tenham feito teste PCR ou de antigénio em centros de diagnóstico. Nesta fase os resultados do teste são obtidos por auto-reporte e as pessoas são convidadas a responder a perguntas e a registarem sons de vocalização e de tosse através de um website.”
A segunda fase do projeto OSCAR está agora em vigor e procura angariar voluntários para testar a ferramenta digital. Convidamos os leitores a deixar o seu contributo através do https://covid19.oscar-tech.pt/