Sessão de networking junta os líderes do Patient Innovation e investigadores do CHRC em Évora

Sessão de networking junta os líderes do Patient Innovation e investigadores do CHRC em Évora

No passado dia 11 de novembro, foi realizada uma conferência no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora com a temática de “Health Innovation”, que contou com a presença dos especialistas e líderes do projeto “Patient Innovation”, como Pedro Oliveira (Diretor da Nova Bussiness School) e a coordenadora do CHRC, Helena Canhão em conjunto com Eric von Hippel ( Parte integrante do Conselho Consultivo do projeto e Professor da Technological Innovation no MIT Sloan School of Management). Nesta conferência estiveram presentes os membros do CHRC integrados na Universidade de Évora, com o intuito de criar um ambiente de networking com a equipa do “Patient Innovation”.

Pedro Oliveira demonstrou como a inovação em qualquer área é essencial e especificou o campo da saúde. Mostrou exemplos de doentes crónicos com doenças de alto impacto que não tiveram a necessidade de serem especialistas na saúde, investigadores ou médicos para descobrirem formas e dispositivos para melhorar o seu bem-estar. Pessoas essas que impactaram a inovação da saúde e tornaram a sua descoberta ao alcance de pessoas que sofrem da mesma doença. E aqui entra a importância do projeto “Patient Innovation”, onde abre as portas a todos os que tragam consigo soluções para resolver desafios impostos por uma condição de saúde, dando-lhes o devido apoio em todos as fases até a solução poder ser comercializada.

No entanto, foi apontada ainda algumas dificuldades como indicado por Eric Von Hippel em que foi entendido que os profissionais de saúde ainda têm muita resistência a descobertas não efetuadas em meios científicos por investigadores, considerado ainda o percurso seguro e “normal”. Isto afasta os pacientes da procura de profissionais de saúde para continuar o seu direito a serem acompanhados. Estas dificuldades deram espaço para o início do Networking entre os investigadores do CHRC da Universidade de Évora e os especialistas do “Patient Innovation”. A conversa e a procura de soluções alongaram-se, sendo que a partir deste momento de networking foram encontradas possíveis soluções a estudar para combater as barreiras que são ainda levantadas por especialistas em saúde relativamente a descobertas de soluções viáveis por pessoas que não estão ligadas à saúde, nem à investigação.

Partilhar

Autor

Andreia Santos