Volume II no Frontiers in Endocrinology research topic “Obesogens in the XXI century: emerging health challenges” editado por investigadora do CHRC aberto para submissões de trabalhos
Após o sucesso do Volume I do Research Topic “Obesogens in the XXI century: emerging health challenges”, os editores foram convidados a lançar um segundo volume desta coleção. O primeiro volume reuniu reviews e trabalhos de investigação dos principais especialistas no campo dos obesógenos e da obesidade, incluindo uma revisão do “pai” da teoria dos obesógenos.
Dado que a obesidade e as doenças metabólicas são tópicos de investigação importantes entre os investigadores do CHRC, os editores terão todo o prazer em receber submissões de Portugal e, em particular, dos membros do CHRC.
O editorial do Volume I pode ser lido aqui e os detalhes da submissão do Volume II podem ser encontrados aqui.
O excesso de peso e a obesidade são definidos como uma acumulação anormal ou excessiva de gordura que pode prejudicar a saúde. A sua prevalência está a aumentar exponencialmente e a obesidade tornou-se uma grande preocupação de saúde pública, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde como um dos mais críticos desafios de saúde pública do século XXI. Compreender as causas que levam à obesidade e a prevenção da mesma não é só direcionada a adultos, mas também a crianças e adolescente, sendo uma prioridade de saúde pública. O tema é particularmente relevante, uma vez que as crianças com excesso de peso e obesidade tendem a permanecer obesas na idade adulta e mais propensas a desenvolver doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares, numa idade mais jovem.
A exposição a certos contaminantes ambientais tem sido sugerida como contribuinte para a epidemia da obesidade. Estes componentes químicos conhecidos como obesogénicos podem interferir nas hormonas envolvidas na regulação do metabolismo e no ganho de peso. Os seres humanos estão continuamente a serem expostos a obesogénicos ao longo da vida e essa exposição provavelmente contribuirá substancialmente para doenças e disfunções com custos na casa das centenas de biliões de euros por ano. Assim, avaliar a exposição a estes componentes químicos e suas implicações na saúde humana ao longo da vida é fundamental para desenvolver uma estratégia para reduzir a exposição e melhorar a saúde. Além disso, a compreensão molecular dos mecanismos induzidos por tóxicos dos obesogénicos é um ponto de partida crucial para o desenvolvimento de uma estratégia para fornecer melhores plataformas de diagnóstico, tratamentos e gestão dos efeitos adversos dos obesogénicos.
Este “Research Topic” visa cobrir todos os aspectos do campo obesogénico, desde a exposição até aos efeitos em organismos modelo (vertebrados e invertebrados) e humanos. Reunimos dados de ponta desde a base molecular até a perspectiva clínica, como mecanismos, doenças associadas, dados de saúde pública e avanços recentes.
Ana Catarina Sousa, Professora da Universidade de Évora (Departamento de Biologia) e investigadora do CHRC, será um dos topic editors deste Special Issue do Frontiers/ Endocrinology Journal, em conjunto com os colegas do National Institute of Environmental Studies, (NIES), Japão; Universidade de Antuérpia, Bélgica; e do Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.