Discussão Pública com base na Unidade Curricular “ Projeto de Tese ” - Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar

Discussão Pública com base na Unidade Curricular “ Projeto de Tese ” - Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar

A Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora e o CHRC organizam uma Discussão Pública com base na Unidade Curricular “ Projeto de Tese ”, no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar. Este ciclo de estudos de doutoramento resulta de um processo de intensa colaboração entre as instituições académicas e os centros de investigação, com 3 aspectos centrais que fundamentam a sua relevância: a. A complexidade e centralidade da Saúde, cuja compreensão requer uma perspectiva ancorada na transdisciplinaridade.

a. A complexidade e centralidade da Saúde, cuja compreensão requer uma perspectiva ancorada na transdisciplinaridade. Aceita-se também que as intervenções em saúde não podem continuar a ser desenvolvidas com base em modelos centrados nas profissões e estas organizadas em estruturas monolíticas, corporativas e hierárquicas, devendo ser transprofissionais. Considerando os determinantes sociais da saúde, as intervenções em saúde não devem ser apenas clínicas em sentido estrito, mas também organizacionais, sociais e políticas. A investigação é um elemento determinante para a qualidade dos cuidados prestados, pelo que deve integrar as competências dos profissionais de saúde de forma a permitir uma rápida tradução do conhecimento em cuidados de saúde;

b. O doutoramento como resposta às necessidades de desenvolvimento profissional, na medida em que a formação e qualificação em Ciências e Tecnologias da Saúde e do Bem-Estar constitui uma forma de reforçar as competências do capital humano e de desenvolver instrumentos rigorosos para compreender situações complexas de saúde e intervir na resolução de problemas ;

c. O doutoramento como caminho de desenvolvimento coconstruído – através do curso de competências transversais (CCT), no qual são desenvolvidos aspectos como a ética na investigação, a divulgação científica, entre outros.

No total, 42 alunos de doutoramento apresentarão os seus projetos de tese nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de julho na Escola Nacional de Saúde Pública em Lisboa, no  Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e também serão transmitidos online.

Programa e links para as sessões online AQUI.

 

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Autor

Andreia Santos