ENSP-NOVA lança projeto sobre cuidadores de Idosos
A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa lançou um questionário para perceber os impactos da pandemia na saúde e no trabalho dos cuidadores de idosos dependentes.
A pandemia de COVID-19 tem trazido novos e difíceis desafios para quem presta cuidados a pessoas idosas dependentes. A população idosa é um dos principais grupos em risco de desenvolver as formas mais graves da doença e de mortalidade. O trabalho dos cuidadores neste cenário assume relevância, não só pelos cuidados já instituídos, como pelas medidas necessárias para a prevenção do contágio.
A investigação Perfil dos Cuidadores de Idosos em Contexto de Pandemia: impactos na saúde e no trabalho de quem cuida – Portugal (aprovado pela Comissão de Ética da ENSP-NOVA), tem por objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 nas condições de trabalho, de saúde e de informação dos cuidadores(as) formais e informais de idosos dependentes.
Esta iniciativa conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, que desenvolveu estudo semelhante (mais informação aqui: https://covid19.cuidadores.fiocruz.br/).
Convidamos todos os interessados a participar e divulgar este projeto junto de cuidadores de pessoas idosas. Para participar basta clicar no link: https://pt.surveymonkey.com/r/PerfildosCuidadoresdeIdosos.
Em caso de sugestões, dúvidas ou comentários, contacte a coordenação do projeto: perfil.cuidadores@ensp.unl.pt