Nutrição
Este grupo de investigação é composto por:
- Nutricionistas;
- Pediatras;
- Epidemiologistas;
- Especialistas em saúde pública.
O principal interesse é desenvolver, implementar e testar a eficácia de estratégias para alterar e promover estilos de vida saudáveis.
Os investigadores deste grupo colaboram regularmente com o Governo Português (Direcção-Geral da Saúde e Ministério da Saúde) no desenvolvimento e implementação das políticas nacionais de alimentação e nutrição.
Este grupo de pesquisa tem estudado os efeitos a longo prazo da nutrição neonatal e pediátrica e o potencial dos efeitos adversos dos desreguladores endócrinos na saúde metabólica. O trabalho baseia-se em dados de coorte representativa da população portuguesa (criada em 2011 - EpiDoc). Permite uma maior compreensão dos padrões alimentares da população portuguesa, bem como os seus determinantes e resultados.
Os investigadores trabalham também na identificação dos determinantes e resultados da má nutrição e na análise das consequências da insegurança alimentar.
Em termos de metodologia, o grupo de investigação em Nutrição do CHRC realiza estudos experimentais e observacionais em humanos, animais e linhas celulares para determinar o impacto a curto e longo prazo da nutrição precoce na saúde, a eficácia das mudanças de comportamento no estilo de vida, e os efeitos da dieta, nomeadamente macro e micronutrientes, fitoquímicos e químicos desreguladores endócrinos em diversos resultados de saúde, tais como na composição de microbiota, obesidade e função física em todas as fases da vida. A análise de dados secundários de estudos de coorte estabelecidos tais como o EpiDoC, Newcastle 85+ e NuAge, bem como a realização de revisões sistemáticas são também frequentemente utilizados pelo grupo de investigação em Nutrição. As análises de dados variam muito de acordo com as necessidades e podem ser descritivas ou inferenciais (por exemplo, análise de sobrevivência, diferentes tipos de regressão e modelos de crescimento linear) utilizando software estatístico como o STATA, SPSS e R.