Nutrição

Este grupo de investigação é composto por:

  • Nutricionistas;
  • Pediatras;
  • Epidemiologistas;
  • Especialistas em saúde pública.
     

O principal interesse é desenvolver, implementar e testar a eficácia de estratégias para alterar e promover estilos de vida saudáveis.

Os investigadores deste grupo colaboram regularmente com o Governo Português (Direcção-Geral da Saúde e Ministério da Saúde) no desenvolvimento e implementação das políticas nacionais de alimentação e nutrição.

Este grupo de pesquisa tem estudado os efeitos a longo prazo da nutrição neonatal e pediátrica e o potencial dos efeitos adversos dos desreguladores endócrinos na saúde metabólica. O trabalho baseia-se em dados de coorte representativa da população portuguesa (criada em 2011 - EpiDoc). Permite uma maior compreensão dos padrões alimentares da população portuguesa, bem como os seus determinantes e resultados.

Os investigadores trabalham também na identificação dos determinantes e resultados da má nutrição e na análise das consequências da insegurança alimentar.

Em termos de metodologia, o grupo de investigação em Nutrição do CHRC realiza estudos experimentais e observacionais em humanos, animais e linhas celulares para determinar o impacto a curto e longo prazo da nutrição precoce na saúde, a eficácia das mudanças de comportamento no estilo de vida, e os efeitos da dieta, nomeadamente macro e micronutrientes, fitoquímicos e químicos desreguladores endócrinos em diversos resultados de saúde, tais como na composição de microbiota, obesidade e função física em todas as fases da vida. A análise de dados secundários de estudos de coorte estabelecidos tais como o EpiDoC, Newcastle 85+ e NuAge, bem como a realização de revisões sistemáticas são também frequentemente utilizados pelo grupo de investigação em Nutrição. As análises de dados variam muito de acordo com as necessidades e podem ser descritivas ou inferenciais (por exemplo, análise de sobrevivência, diferentes tipos de regressão e modelos de crescimento linear) utilizando software estatístico como o STATA, SPSS e R.

Os nossos Investigadores

Ana Faria

Ana Filipa Mourão

Ana Frias

Ana Lúcia João

Ana Rita Goes

Ana Rita Simeão

Carla Martins

Carolina Santos

Daniel Virella

David Lopes

Diana Teixeira

Isabel Pulido valente

Joana Lobo Pimentel

Katia Furtado

Liliana Laranjo

Luis Pereira da Silva

Luís Miguel Borrego

MARIA ISABEL LOUREIRO

Maria Chora

Maria Raquel Silva

Nuno Mendonça

PEDRO AGUIAR

Ricardo Alves

Sofia Pinheiro