Eficiência, incentivos e sustentabilidade

Eficiência, incentivos e sustentabilidade

Este grupo de investigação inclui economistas da saúde, cientistas sociais e especialistas em saúde pública. O seu objetivo passa por desenvolver pesquisas em duas áreas relacionadas com economia da saúde:

  • Avaliação econômica;
  • Mecanismos de pagamento dos provedores.
     

Os investigadores têm como objetivo estudar intervenções de saúde pública baseadas na população. Dessa forma, eles trabalham na relação custo-benefício das políticas de controlo do tabagismo.

A pesquisa é dedicada a explorar e compreender o impacto do “pagamento por desempenho”, com foco particular nos cuidados primários, visando também formular recomendações para a definição mais adequada de mecanismos de “pagamento por desempenho”.

Em termos de metodologia, o Grupo de Investigação desenvolve projetos predominantemente na área do sistema e serviços de saúde, desenvolvendo análise retrospetiva ou prospetiva, com recurso a metodologias maioritariamente qualitativas, nomeadamente entrevistas em profundidade, inquéritos por questionário dirigidos a especialistas, doentes e/ou cidadãos, técnicas de apoio à decisão, enquanto processo de dinâmica de grupos (brainstorming, benchmarking, grupo nominal, delphi, focus group, etc.), revisão sistemática de literatura, complementados em algumas das pesquisas por metodologias quantitativas, através da utilização de bases de dados de produção hospitalar (GDH) e de doentes, desenvolvidas a partir de recolha de dados de registos clínicos e de meios complementares de diagnóstico, em particular dados demográficos específicos para a análise em curso. As ferramentas mais utilizadas para a análise são os programas SPSS ou o SAS.

Os nossos Investigadores

Adalberto Campos Fernandes

Ana Almeida

Ana Catarina Maia

Ana Catarina Sousa

Ana Escoval

Ana Lúcia João

Ana Margarida Advinha

Ana Rita Lameiras

António Portelada

Carla Martins

Daniel Pinto

Ermelinda Caldeira

Francisco Von Hafe

Helena Telles Antunes

JESUS CORTES

Joana Alves

Julian Perelman

Lara Guedes de Pinho

Luis Galhardas

Manuel Lopes

Manuela Silva

Margarida Santos Dias

Maria Chora

Maria Otília Zangão

Mariana Peyroteo

Patricia Ribeiro Brito

Paulo Faria Boto

Raul Cordeiro

Rui Santana

Rúben Araújo

Salomé Azevedo

Sandra Falcão

Sérgio Laranjo

Sílvia Lopes

Teresa Magalhães