Telemedicina
A utilização de serviços de telemedicina para diagnosticar, gerir ou tratar doenças remotamente expandiram-se nas últimas décadas para uma ampla variedade de populações. A telemedicina inclui o uso de software de videoconferência, telefone, portais de pacientes e aplicações móveis de saúde para fornecer assistência médica.
Os principais objetivos deste grupo de investigação multidisciplinar e multicêntrico são
- Facilitar o envolvimento do paciente nos cuidados de saúde;
- Usar a aprendizagem das máquinas e outros métodos para processar big data gerados por registos médicos eletrónicos (EMR), registos, plataformas de saúde e tecnologias de imagiologia médica;
- Aplicar as TIC para coletar dados e promover estudos de intervenção;
- Incorporar a simulação na formação de pré e pós-graduação de profissionais de saúde.
Este grupo de investigação desenvolve uma estrutura de aprendizagem de máquinas profunda para ser usada na pré-leitura de imagens de radiologia, com o objetivo de:
- Libertar recursos humanos para tarefas mais complexas;
- Aumentar a produtividade humana num ambiente digital de radiologia;
- Levar os cuidados de radiologia para regiões subdesenvolvidas.
Estes investigadores aplicam o processamento de aprendizagem narrativa para avaliar a atividade da artrite reumatóide em EMR, para estabelecer preditores de resposta ao tratamento no Reuma.pt e estão a aplicar essas técnicas para conseguir mais dados relacionais de redes de inovação de pacientes.
A NMS e CHLC hospedam um Centro de Simulação para formação de profissionais de saúde. Os investigadores irão implementar vários estudos de pesquisa educacional, incluindo:
- Ensaios para comparar o treino de ressuscitação clássico e o EMBS;
- Formação em obstetrícia e neonatal;
- Validação de instrumentos de avaliação de competências;
- Avaliação do impacto da formação de simulação nos resultados dos pacientes.